Na reta final No período entre a primeira e segunda fases do vestibular, alunos procuram os revisionais para tentar a garantia de uma vaga na faculdade

Renato Costa
Colaboração*
22/12/2006
Confira o especial de vestibular da ACESSA.com trazendo dicas de estudo elaborada por professores

veja

Quando se aproximam as provas do vestibular, os cursinhos preparam uma temporada de revisão das matérias, os chamados revisionais. Mas como aproveitar melhor os últimos momentos antes da prova?

Para o diretor de ensino de um curso preparatório de vestibulares da cidade, Nelson Ragazzi, a recordação é fundamental, e feita de modo planejado. "Começamos as aulas no dia 20 de novembro, o que nos deu tempo hábil para relembrar os principais pontos com os alunos", diz. Ele também explica que existe um direcionamento nas aulas. "Como já conhecemos os principais pontos em cada matéria, o programa do revisional é bem direcionado de modo a não sobrecarregar nem estressar os alunos", conta.

O interesse dos alunos

José Mario Brunelli, diretor de curso preparatorioJosé Mário Brunelli (foto ao lado), diretor de outro curso na cidade, afirma que a demanda é grande. "A grande maioria dos alunos procura o revisional. Se ele estuda sozinho, as dúvidas surgem e ele terá que procurar nos livros. No revisional, o professor estará à disposição no momento da dúvida", explica. José Mário diz que o revisional significa "o desfecho das atividades do ano", e que pode fazer a diferença. "Já vi casos de alunos que fizeram um bom revisional e que se destacaram no vestibular. Mas a preparação durante o ano é fundamental. Não adianta querer resolver tudo no fim do ano, é muito conteúdo", diz.

Letícia Souza, candidata ao curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está fazendo o revisional, e garante que ele é importante. "Não é para estudar, porque senão gera mais tensão caso surjam dúvidas. A vantagem é que os professores norteiam os alunos com relação aos pontos mais críticos das matérias", explica.

Os revisionais dos cursos preparatórios de Juiz de Fora são agendados de acordo com o calendário da UFJF, pois é onde a maioria dos candidatos estão inscritos. A preparação começou, na maioria dos cursos, no dia 20 de novembro, e se encerra no dia 3 de janeiro, um dia antes da Segunda fase do vestibular.

Dicas para as provas

Ainda dá tempo de dar aquela revisada. A ACESSA.com preparou matérias especiais com professores conceituados da cidade, de todas as disciplinas que vão fazer cair na sua prova de vestibular.

Marcelo Marins (Química), Flávio Barbosa (Geografia), Anderson de Castro (Física e Matemática), Síntia de Oliveira (Biologia), Daniel Pavam (História), Maria Laura Muller (Literatura) e Genoveva Schiavon (Português) são os integrantes do nosso time forte que pretende dar toda a força pra você que encara o desafio nesse final de semana.

É só clicar no nome das disciplinas para ler uma matéria com as dicas de estudo, conteúdos que não podem ficar de fora do seu roteiro, ajudas de memorização entre outros ítens.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.